sábado, 5 de novembro de 2011

É dada a largada para os comerciais de Natal

Todo mundo espera que no fim do ano a Coca-cola seja a primeira a iniciar a sua publicidade de Natal e dessa vez não foi diferente, ela já lançou a sua!!!!
Vamos conferir:



"Espalhe a Magia do Natal"

Você sabe a diferença: Diretor de Arte e designer???

Durante a semana tive essa dúvida e cheguei até a perguntar um professor meu na faculdade e ele me explicou. Cheguei em casa e busquei mais informações, até porque tenho que saber em qual área realmente quero atuar depois que me formar. E, depois de olhar alguns sites, pude chegar a conclusão:

Por envolver materiais gráficos, é até compreensível que alguns clientes digam que conhecem um “designer” que pode fazer panfletos, banners, anúncios e outros materiais publicitários a preço de banana. Mas quem é formado na área certamente se incomoda com este equívoco.

O designer precisa mostrar, através de suas criações, o conceito da marca ou projeto do qual ele está trabalhando. Ao contrário do que muita gente pensa, não basta ficar na frente do computador desenhando qualquer coisa aleatoriamente. O profissional se baseia em conceitos de Psicologia, semiótica e a teoria das cores. O trabalho do designer é decisivo para as embalagens dos produtos, pois é praticamente a única arma que as empresas têm para seduzir o consumidor no PDV.

Já o diretor de arte é responsável por criar o layout dos anúncios da campanha. É o responsável por deixar a campanha coerente em todas as mídias. Ou seja, ele deve estar atento para um banner da web não esteja com layout diferente do anúncio do jornal. É ele quem vai coordenar qual é a melhor diagramação entre o texto e imagem e deixar tudo “redondinho”.

Acredito que a principal causa para essa confusão são as atribuições que algumas agências dão a esses profissionais. Porque inicialmente, foi essa a grande confusão que fiz.

Enquanto a criação de um logotipo deveria ser feita por um designer, é muito comum o diretor de arte fazer esse trabalho. E, muitas vezes, sem o manual de identidade visual, parte vital deste processo criativo.

Então, espero que muitas pessoas que como eu havia se confundido possa ter esclarecido várias coisas. É um assunto que gera polêmica e confusão, mas agora já sabemos a diferença.

blogcitário adaptado.

Resenha: Marketing - Phillip Faria

Olá, pessoas!!!! Bom, queria dar uma notícia: teremos um colunista para o blog, que postará materiais sobre marketing e comunicação social. Bom, irei deixar ele se apresentar:

Olá seguidores do 360°. Nesse primeiro contato vou começar me apresentando. Meu nome é Phillip Faria, 25 anos e graduando em gestão de marketing pela faculdade FUMEC. Passei por diversos caminhos até retornar a minha paixão, a comunicação.
Nesta coluna quinzenalmente falaremos sobre o marketing e sua influencia no campo publicitário. Mas afinal, o que é o Marketing? Para a American Marketing Association, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Quanto à área de estudo do marketing, as opções giram em torno de algumas áreas específicas, a saber: Economia, Sociologia, Comunicação e Administração. Bonito isso não? Mas vamos simplificar? Não, marketing não é aquilo q seu amigo faz pra pegar as gatinhas na boate, ou o que aquele seu colega de trabalho faz pra puxar o saco do chefe! Já escutei muita gente falar fulano é marketeiro gosta de se promover... Longe disso!!! Tenho um amigo muito gente boa chamado Phillip kotller; pra quem não conhece, joga la no Google que creio eu ele já tenha algo publicado. Muito esforçado esse menino... E ele resumia o markentig em apenas uma frase “Marketing é entender para atender” e isso com toda certeza resume todo esse texto acima. o marketing é o estudo metodológico sobre o publico consumidor, ou seja, eu, você, a pessoa que está do seu lado aí agora. Sim aquele nerd de óculos ali, encontrou? Aquela patricinha no computador do fundo, já olhou como ela se veste? Onde será q ela comprou aquela roupa? Aposto q não foi em uma galeria do rock! (risos) e é justamente aí q vamos dar partida... Estarei aqui para partilhar com vocês estudos sobre o mercado, ações diferenciadas que deram certo e as que não deram também. Comente, critique, discuta... Posso contar com vocês? só tem esse, pode ser?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...