
Chegamos a um ponto de exagero, que pode ser ilustrado por duas personagens ilustres: Larissa Riquelme e Viviane Araújo. A primeira apresentou a camisa do América de Pernambuco (Quem?). A segunda fez uma verdadeira excursão pelo Brasil, desfilando com as camisas de Paulista de Jundiaí, Juazeiro, Petrolina, Araripina, Crateús, entre outros. Moças que não possuem nenhuma ligação com o time, que fazem este tipo de papel apenas para ganhar espaço na mídia.


Mas qual o papel das musas das equipes? Na Europa Medieval, era comum uma atitude do cavaleiro conhecida como vassalagem, que nada mais é que a devoção a um homem em hierarquia superior (um rei ou um príncipe) ou à sua dama. Este costume seguiu sendo reproduzido, mas sofreu alterações com o passar do tempo, sendo a musa a responsável por animar os jogadores e mantê-los firmes em jogo (como antigamente as mulheres faziam com os soldados em batalha).
Porém, o conceito foi se perdendo com o passar dos anos, e as musas acabaram se transformando em quase meretrizes para seus clubes (me desculpem as mulheres que fazem esse papel de musa, mas não tenho outra palavra para definir a postura dos clubes para com vocês. A questão não é com vocês, mas com os clubes.),com o objetivo de conseguir midia espontânea. Já chegamos ao ponto de a equipe do Brasiliense lançar, em seu site, fotos +18 de duas de suas musas. Obviamente, o clube conseguiu mídia espontânea o suficiente para sair do ar (se não acredita, acesse: http://www.brasiliensefc.com.br/site/musas.asp)

Se você não gosta de futebol, talvez nem sinta muito. Agora, se você é fanático, e gosta de mulheres, aproveite. Até abril, as equipes brasileiras lançarão seus uniformes para a temporada 2012. E com eles, mais uma leva de musas.
Post: Paulo Fragoso - Relações Públicas
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